PROJETO NAR

O Projeto “Nuno Álvares Renascido” (NAR) foi concebido para dar resposta ás principais Áreas de Intervenção do Projeto Educativo de Agrupamento.

     Queremos contribuir para a renovação da escola, fazendo jus ao seu patrono e ao seu espírito de luta contra a adversidade.

      Vamos lutar pela melhoria da qualidade das aprendizagens dos nossos alunos!
 
    Como finalidade prioritária do Projeto “Nun’Álvares Renascido”, prevê-se a realização conjunta e concertada de atividades, de forma a fazer face a um certo isolamento e individualismo das escolas promovendo e assegurando, simultaneamente, o fortalecimento do sentimento de pertença a uma Comunidade Educativa com identidade própria (que, neste momento, ainda é necessário balizar e enquadrar, apesar de tradição e hábitos pedagógicos já perfeitamente identificáveis e reconhecíveis).

   Outra grande finalidade que se visa alcançar é combater o insucesso escolar e as dificuldades de integração escolares através da participação e responsabilização de todos os agentes educativos (incluindo os próprios alunos) na produção de conhecimento e na prática ativa de uma filosofia de solidariedade atuante, em que alunos, professores, pessoal auxiliar, pais e encarregados de educação tomam o seu destino em mãos e o alteram por força da sua vontade, conhecimentos e capacidade inventiva e empreendedora. Para tal é essencial contribuir para desenvolver a interligação entre ciclos.

  Relativamente aos alunos, fomentar-se-á uma aprendizagem ativa, significativa, diversificada, integrada e socializadora. Utilizando diferentes meios, pretende-se ainda que os nossos alunos experimentem expressar a sua sensibilidade, desenvolvam o seu imaginário e a criatividade, na realização de atividades conjuntas.


   PROJETO NUNO ÁLVARES RENASCIDO

III. OBJETIVOS GERAIS DO PROJETO

  • Divulgar a figura de D. Nuno Álvares Pereira.
  • Contribuir para uma maior interligação entre ciclos a nível do Agrupamento, em especial com as escolas do 1º Ciclo de escolaridade e os Jardins de Infância, dada a  sua dispersão em relação à escola sede.
  • Promover o sucesso educativo dos alunos.
  • Desenvolver nos alunos uma consciência de identidade pessoal, social e cultural.
  • Valorizar diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão.

  • Fomentar um espírito de solidariedade, entreajuda, colaboração, convivência, no seio de toda a comunidade educativa.
  • Agir para melhorar a imagem da escola na comunidade em que se insere.

     OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Promover a socialização ativa dos alunos;

·         Conhecer e divulgar histórias, figuras, tradições e lendas locais, designadamente a figura de Nuno Álvares Pereira, patrono da escola e do Agrupamento;

·         Desenvolver nos alunos o gosto pela sua escola, terra, história e tradições;

·         Alargar, aprofundar e estruturar aprendizagens escolares, reforçando a área curricular da Língua Portuguesa;

·         Desenvolver e aperfeiçoar a linguagem;

·         Estimular o trabalho individual e em grupo;

·         Desenvolver a criatividade e as formas de expressão artística, nomeadamente pictórica, musical, gestual e linguística.

IV METODOLOGIA

Þ     Duas vertentes nortearão as ações a desenvolver:

1.     O trabalho cooperativo;

2.     Fomento da articulação entre os ciclos de ensino.



Þ     ATIVIDADES A DESENVOLVER

     1. Realização pontual de Saraus, Eventos culturais, envolvendo uma ou mais turmas/escolas ou grupos de alunos  (por exemplo, comemoração de datas festivas...);

2.    Coordenação de atividades abrangendo diversos estabelecimentos do Agrupamento e a comunidade, por exemplo:

·      Jornal do Agrupamento “Dom NUNO"

·      O Projeto “A Escola vai às escolas”

Com esta iniciativa pretende-se contribuir para a ligação entre a escola sede e as diversas escolas do agrupamento. Este Projeto consiste na realização de atividades culturais para os alunos dos Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento e na recolha de informação sobre as várias escolas visitadas, por forma a cimentar e desenvolver a coesão do Agrupamento, bem como quebrar um certo isolamento das escolas do Pré-Escolar e do 1º Ciclo, através do incentivo à leitura, expressão dramática, expressão musical e expressão visual.

Þ     Orientações globais para a realização das Atividades:

·         As atividades devem ser planeadas de modo a dar resposta ás principais áreas de Intervenção do novo Projeto Educativo de Agrupamento;

·         A avaliação será entendida como reguladora de processos.

·         Programação das atividades respeitando o tema de ação comum -  “Nun’Álvares Renascido”;

·         Divulgação das atividades nos meios de comunicação social da comunidade: jornais, rádios locais etc...



V. MEIOS E RECURSOS

     No sentido de levar a cabo as várias atividades propostas, serão criados os meios e recursos necessários à concretização com o maior sucesso possível das atividades referidas. Assim, sob a forma de subprojetos, já estão em pleno desenvolvimento:


- O Grupo “Os Birrentos”

         O Grupo “Os Birrentos” é constituído pelos professores Arlindo Marques e Hugo Vaz, coordenadores do Projeto NAR, com a colaboração do professor Adelino Escudeiro que integra a equipa do NAR.

         O grupo foi criado com a finalidade de promover e alargar a visibilidade do projeto “A Escola Vai às Escolas”, dando-lhe um caráter mais original, abrangente e profissional.

O trabalho do Grupo incide em especial na divulgação de textos literários, históricos, e contos de autores portugueses, quer declamados, quer dramatizados, quer musicados.

      - Blogue dos “Birrentos”

Foi criado um blogue para divulgar as atividades do grupo:




- “Ideias Falantes”

Esta iniciativa pretende fazer uma ligação entre o projeto Nar e a Biblioteca_Centro de Recursos Escolares no sentido de promover trabalhos à volta de Autores, da escrita e da análise de textos. Tem assim como objetivos:

·         Promover a socialização ativa dos alunos;

·         Conhecer e divulgar histórias.

·         Alargar, aprofundar e estruturar aprendizagens escolares, reforçando a área curricular da Língua Portuguesa;

·         Desenvolver e aperfeiçoar a linguagem;

·         Estimular o trabalho individual e em grupo;